segunda-feira, 18 de julho de 2016

DISPUTA PELA ÁGUA PODE VIRAR GUERRA CIVIL, DIZ ESPECIALISTA




O professor Altair Sales Barbosa tem sido a mais persistente voz em defesa do Cerrado, por ser reconhecido como uma das maiores autoridades científicas no estudo do Cerrado, na  verdade, ele tem sido persistente voz em defesa dos direitos  de quem tem direito.
 Em entrevista ao Jornal Opção, do Tocantins, Sales denuncia que a disputa por água no Oeste da Bahia entre população local e multinacionais do agronegócio poderá gerar situação de guerra civil.
O especialista alerta, ainda, sobre a irreversibilidade da destruição do Cerrado e as graves consequências que isso já está gerando. Uma delas é a aguda redução dos mananciais e reservatórios de água.
Nós, aqui do blog Cafe com Leite, temos a seguinte opinião nessa onda de brigas por espaço e água. Na verdade o que acontece é que mais cedo ou mais tarde todos vão ficar sem água, independente de “trançar na porrada ou não” como se diz por aí, Entre população local e as multinacionais que vem lá não não se sabe de onde, muitas vezes nem empregos geram, mas sim, transtornos para um povo pacato que vive numa região pacata, onde plantam e colhem os seus alimentos, com muita dificuldade, mas colhem, e que terminam viajando na maionese de que a chegada de determinada empresa vai ser uma coisa boa para a cidadezinha e para o povo. Aí está o mero engano! O mal  está na mania de grandeza de todos. É preciso saber que para se construir algo sempre tem que destruir outro algo, Só que o segundo algo, muitas vezes, é mil vezes mais valioso que o primeiro, mas o mundo moderno tenta provar ao contrário. Vamos em frente no cerrado com os moradores nativos e os gigantes chegantes e veremos que não vai sobrar nada pra ninguém.
ZDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário