segunda-feira, 18 de julho de 2016

Muita festa com a definição da candidatura de Marcos Palmeira em Remanso

 Alcides Marcos e Flavio da UNIFAN

O diretor da UNIFAN (Universidade Alfredo Nasser), Professor Alcides,esteve recentemente em Remanso, cidade onde está instalado um campus com mais de um mil graduandos, para trazer o seu apoio ao pré candidato a prefeito da cidade, Marcos Palmeira, onde também trouxe consigo a ideia de indicar outro professor, Flávio  para compor na chapa de vice prefeito. Alcides reuniu um aglomerado muito grande de pessoas, em se tratando de uma pré-campanha, onde com cada um que ele encontrava no seu caminho, pedia empenho e dedicação para uma campanha que ficará na história de Remanso, "pois esta cidade clama por mudança e a mudança está em Marcos Palmeira e Flávio", afirmava. 

IMG_5475

Acidade de Remanso, para quem não conhece, é banhada pelo Velho Chico, (Rio São Francisco), mas realmente, não se sabe direito o motivo, ficou um pouco pra trás, se comparando com outras cidades do mesmo porte do nordeste e da Bahia. Surge agora a esperança que, com o disse o professor Alcides, a hora de Remanso é agora e não se pode deixar passar. 
Vale lembrar que a sede da UNIFAN fica no Estado de Goiás, na cidade de Aparecida de Goiânia, com mais de 5 mil estudantes em nada menos que 13 cursos, dentre estes, Medicina. Com essa visão voltada para um Brasil de nível superior, é que o professor Alcides quis apostar no futuro de Remanso.
 Além da UNIFAN, o professor vem investindo em outros grandes empreendimentos, onde empregos serão gerados, dentre eles um hotel de primeira linha que tem a previsão de ficar pronto em 2017.

Ainda muita calmaria na política 2016



 Com exceção de algumas cidades da região, a política está ainda sem muita movimentação nas esquinas, nos bares e outros locais, que em épocas anteriores, nesse período difícil era falar em outro assunto. A cidade de Maracás é uma das mais calmas. Não se sabe o motivo, mas o que se sabe é que existe uma falta de motivação. Quando se fala no assunto, muitas pessoas nem sabem ainda quais são os candidatos. O prefeito Paulo dos Anjos assegura ser candidato a reeleição, porém, com o afastamento de Nelson Portela do cargo que exercia no Governo estadual, já não se sabe qual a estratégia dos lideres do grupo, ou seja, quem vai sair para candidato. Pelo outro lado, Soya, que é a principal oposição, não tem se manifestado quanto á uma pré-campanha com mais ênfase, e com isso o tempo vai passando tudo muito calmo. Na verdade, o que está acontecendo nas cidades pequenas, é que junta a falta de entusiasmo do povo e a crise que assola, algo que não vai ser uma tarefa fácil para os próximos prefeitos, o resultado é essa calmaria, se comparando com décadas pass
Algumas cidades já estão se agitando, a exemplo de Planaltino, Jaguaquara e outras, mas são contadas nos dedos, como se dizem. Jequié, que tem sofrido muito nas últimas gestões, a população já nem acredita mais na classe política da velha guarda, e com certeza deve surgir um nome novo, com novas ideia e, sem a velha demagogia de muitos políticos, quem entrar vai ter que tirar o município do caos em todas as áreas. Até o momento ainda não se sabe ao certo, a definição da política na cidade. O deputado Euclides Fernandes, que concorreu com Tânia Brito nas eleições passadas, mas com o passar do tempo ficou no ar uma expectativa de que seria melhor opção, mas não adianta chorar depois do “leite derramado”. Quem sabe, caso seja Euclides, ele queira mostrar que foram quatro anos perdidos e que agora é hora de reconstruir Jequié. Em Santa Inês, um novo nome está na boca do povo e com muita credibilidade, que é o professor maracaense, Emerson Elói. A verdade é que o tempo está ficando curto para cada um realizar a sua convecção, onde o  último dia será cinco de agosto.
Comícios antigos mostram que o ovo era mais empolgado

Téo da Van realiza importante reunião com os cooperadores da Coopertai em Lajedo do Tabocal


DSCN7044[1]
Final de reunião de muitos assuntos abordados

O dia 15 de julho aconteceu mais uma reunião de grande importância para os cooperados da Coopertai, que é uma cooperativa em busca da regularização do transporte de passageiros, que tem sede na cidade de Lajedo do Tabocal e foi criada a um ano pelo popular Téo da Van. Muitos assuntos ligados ao aperfeiçoamento foram abordados e discutidos. Vale ressaltar que a Coopertai foi fundada há um ano, como foi dito, mas já contabiliza várias vitórias conquistadas, onde quem ganha  é o passageiro, que irá viajar em carros de qualidade com motoristas qualificados, pois tudo isso foi abordado na reunião. Na ocasião o presidente falou que uma das exigências da Cooperativa é procurar ao máximo a perfeição em todos os níveis, que vai da forma de conduzir o veiculo e as suas condições, bem como as documentações exigidas pela lei. Durante a reunião, a palavra estava aberta para quase uma centena de Cooperados, que vieram de nove estados do Nordeste, de São Paulo e de muitas regiões da Bahia. Um deles abordou um assunto que terminou entrando em pauta, que foi a possibilidade da compra de um veiculo para servir só para fiscalizar os associados, pois, ao seu ver, e é uma realidade, quando uma instituição começa a crescer, surge também a necessidade de uma fiscalização dos próprios membros, pra evitar possíveis diminuição do nome de tal instituição, que no caso aqui é a Coopertai, que já é considerada uma das mais organizadas do Brasil. Ouvindo a ideia do colega, Téo da Van disse que essa já era um pensamento dele, porém estava esperando ter dinheiro em caixa para ser uma realidade. Foi quando o associado disse que se todos concordasse e cada um contribuir com uma pequena quantia de 200 ou 300 reais, já dava pra comprar o carro sem precisar esperar e mexer na reserva do caixa da Cooperativa. Nesse momento todos concordaram.

DSCN7040[1]
 Téo que é  fundador e presidente da cooperativa, falou de crescimento coletivo

O advogado Dr. Sidney, que é o procurador jurídico da Coopertai, falou sobre a parte jurídica da Coopertai, falou das exigências dos órgãos, mas assegurou que tudo está caminhando muito bem e que com a documentação que já existe, os proprietários dos seus carros estão aptos a viajar, porém, cada um tem que estar munidos com os documentos básicos do condutor e do veiculo. Também, orientou o advogado, que é preciso agregar muitos valores, para que haja uma boa impressão tanto para os passageiros como por exemplo, na hora de uma abordagem,  que a qualidade do veiculo, todas as luzes funcionando, veiculo limpo, motorista educado com o policial e ainda o próprio traje do condutor conta muito, “´pois neste país a aparência é um dos fatores importantes em determinadas ocasiões”, enfatizou. Foi nesse momento que a ideia de Téo foi ao ar, que é de confeccionar camisas com o nome da Coopertai na fronte e, caso algum proprietário das suas empresas queiram,coloca nas costas da camisa o nome da sua empresa.

DSCN7041[1]
Cooperados atentos à cada palavra

Depois da reunião entre os associados, Jornal e blog Café com Leite fez uma rápida entrevista com o Dr. Sidney, onde ele disse que a Coopertai é uma das cooperativas mais organizadas do país, pois ele conhece muitas que estão há mais de dez anos lutando para obter uma organização que possa fazer o transporte dentro das regras sem conseguir, enquanto a Coopertai, com apenas um ano de existência já está alcançando um nível ótimo e a cada dia sobe mais um degrau. O presidente Téo, também deu uma rápida entrevista, onde disse está muito otimista com as conquistas da Cooperativa. Questionado sobre qual a importância de uma reunião como esta, o presidente respondeu que é a informação a todos e a união forte em prol do mesmo objetivo, que é a organização da classe. Téo disse ainda que um fator de grande importância em qualquer instituição que esteja começando, é a satisfação dos que já fazem parte, bem como o prazer em atender e receber os que estão chegando. Disse que a luta é grande, mas que pra alcançar qualquer vitória é preciso luta e dedicação.
Valdino Monteiro, que já foi prefeito de Cravolândia, também estava lá pala primeira vez, assegurando à reportagem do Café Com Leite que gostou muito da maneira com que é tratado os associados, observou a satisfação de todos e assegurou que pretende fazer parte da equipe que na verdade a cada dia cresce mais.
O Café com Leite observou exatamente a questão da seriedade da cooperativa, da satisfação dos cooperados, que apesar de muitos terem se deslocado de uma distancia de mais de mil km, chegava ao presidente para apertar a mão quando foram embora, demonstrando muita satisfação com o andamento da instituição.

Estudantes de duas escolas de Maracás fizeram protestos contra demissões de trabalhadores

m1






Recentemente foi anunciada pelo Governo do Estado, a demissão de cerca de 1,700 funcionários terceirizados, o que causou o maior “RTT” nas escolas estaduais de muitas cidades do interior da Bahia. Na cidade de Maracás, por exemplo, estudantes de duas escolas, Edivaldo Boa Ventura e Edilson Freire, saíram às ruas em protesto contra essa triste atitude do governo, pois se o ensino já não está lá essas coisas, devido às inúmeras carências em todo estado, com as demissões destes trabalhadores a situação ficou ainda pior. Mesmo com parte dos trabalhadores ter continuado trabalhando, na esperança de o governo voltar atrás e readmiti-los, como assim foram informados, a situação ficou caótica. Ao perceberem que estavam sendo “ludibriados” como disse outra estudante, os vigilantes resolveram sair de vez, o que, segundo a categoria que fez o protesto, fica inviável de ir pra uma sala de aula, pois a merenda escolar foi prejudicada, os banheiros ficam impróprios para uso, de tanta sujeira e assim vai desencadeando outros problemas até tornar um caos total. Com tal situação, a aprovação de um protesto e até adesão foi quase uma unanimidade entre estudantes, professores e outras categorias.
Na verdade, a falta de coerência está clara, entre o governador dizer que a educação é uma das suas prioridades principais, inclusive visitando as escolas quando vai a um município, por pequeno que seja, com tal atitude tomada, onde vai de encontro a qualquer melhoramento na educação do estado. No caso de Maracás, dois motivos levaram uma unanimidade ao apoio à mobilização. Uma é pela falta de respeito do governo  estadual perante os trabalhadores pais de família, que dependem deste emprego para sobrevivência das suas famílias, e o outro é, como foi dito, pela situação que ficaram esses dois colégios, onde não tem como estudantes e professores continuarem desenvolvendo bem os seus deveres. “Resolvemos fazer essa manifestação para chamar a atenção da sociedade e a imprensa que certamente não sabem de tal situação nas escolas citadas. Precisamos de apoio e a compreensão de todos, caso causamos alguns transtornos, pois o que queremos é condições de estudarmos com dignidade e também que os professores  possam ensinar com dignidade”, desabafou uma estudante, acrescentando ainda que o movimento só vai parar quando soluções forem tomadas.
Paulo Brito, Diretor de Comunicação do Sindicato dos Vigilantes, disse que o governo alega e justifica tal catástrofe, aos ajustes nas contas do governo, mas esquece de que não pode prejudicar de tal forma uma instituição, que é o ensino nos colégios, ainda mais demitindo pais de família. Essa atitude é colocar o carro na contramão de uma educação se quer neutra. Outro fator que traz preocupação, é o perigo de arrobamento nas escolas, como já aconteceu.
O jornal e blog Café com Leite estão atentos às movimentações, sempre apoiando o que trouxer melhores condições de ensino e aprendizado e, consequentemente, uma educação que realmente mereça elogios.





Surge um novo nome na política em Santa Inês

Um dos prêmios recebidos por Emerson

A cidade de Santa Inês, que é banhada pelo Rio Jiquiriçá deve contar com um novo nome para concorrer às eleições de prefeito. Trata-se do professor Emerson Elói, que já tem muitos serviços prestados, tanto na própria santa Inês, como diretor do Colégio ACM, como o grande trabalho realizado com fanfarras, as quais foram ganhadoras de prêmios por várias vezes nas cidades de Maracás e Santa Inês.
Emerson tem a referência de uma gestão pública exemplar no Colégio ACM de Santa Inês, como já foi dito, gestão essa premiada pelo Governo do Estado, Ministério Público, Ministério da Educação, ONU e etc. O professor tem falado sempre que a marca registrada de sua gestão no Colégio ACM de Santa Inês, são os princípios do comprometimento com as pessoas, responsabilidade com a coisa pública, compartilhamento dos direitos e deveres entre todos e, em especial, a absoluta transparência na aplicação dos  recursos públicos. Elói disse ainda que uma gestão pública precisa de visão humana e ser destinada exclusivamente para atender às demandas do povo, proporcionando melhorias na qualidade de vida e consequentemente um desenvolvimento social.  “Quando os recursos são aplicados corretamente,os benefícios vão para todos e não apenas para uma minoria. Aplicar bem os recursos públicos é muito mais que um compromisso, é uma obrigação do gestor público e estamos fazendo nosso papel há oito anos no Colégio ACM. Um Colégio referência no estado da Bahia, por aplicar bem o dinheiro público, valorizar e apostar nas potencialidades do ser humano”, enfatizou Elói. Questionado sobre a baixa popularidade do Gestor atual, que culminou na retirada da candidatura a reeleição, Emerson disse: “É preciso cautela para administrar esse momento. A baixa popularidade do atual gestor é o reflexo de uma administração que não tem nenhum compromisso com as pessoas, sendo assim, o resultado não é surpreendente, pois o município se encontra em situação de calamidade em seus serviços públicos municipais, em especial, a saúde, a geração de renda e, consequentemente, possibilidade de gerar emprego e serviços para a população.
O jornal Café com Leite já andou falando com o professor Emerson, logo quando começaram surgir os primeiros prêmios na sua gestão como diretor, mas, como ainda faltava mais de três anos para chegar as eleições, ele dizia que no momento o seu objetivo era cuidar bem do colégio. Vale ressaltar que ali foi construído um pavilhão novo, que homenageou uma zeladora; foi desenvolvido uma horta comunitária numa área no colégio e muitos outros benefícios. Isto sem contar a área educacional que muitos diziam que nem todas as escolas particulares possuíam um perfil tão bem aprimorado, tanto na área física quando na área educacional propriamente dita.
Valeu Emerson, estamos aqui para ajudar você alcançar mais este objetivo, por acreditar que essa luta não é só sua e sim bastante coletiva, a ponto de atingir toda a população de Santa Inês.

Lei da Ficha Limpa e ações eleitorais foram temas de último dia Workshop no TRE-BA no dia 08/07

 Imagem inline 2
Da esquerda para direita, o ex-juiz Márlon Reis e o advogado e professor Ludgero Liberato

A Lei da Ficha Limpa foi tema de debate no segundo dia do workshop de Direito Eleitoral realizado nesta sexta-feira (8/7) pela manhã, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). A discussão foi conduzida pelo ex-Juiz de Direito do Maranhão,  Márlon Reis,  membro fundador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral e um dos idealizadores e redatores da Lei da Ficha Limpa, que explicou o surgimento e objetivos da norma.
De acordo com Reis, a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar n° 135/2010) foi fruto de uma ação popular para combater a corrupção eleitoral. Essa lei – que determina a inelegibilidade por oito anos de políticos condenados em processos criminais em segunda instância, cassados ou que tenham renunciado para evitar a cassação – alterou a Lei Complementar 64/1990, sobre casos de inelegibilidade.
Segundo a Lei da Ficha Limpa, estão incluídos na condição de inelegíveis os que forem condenados por corrupção eleitoral, compra de votos, doação, captação ou gastos ilícitos de recursos de campanha ou por conduta vedada aos agentes públicos em campanhas eleitorais que impliquem cassação do registro ou do diploma. A inelegibilidade alcança ainda os detentores de cargos públicos que beneficiarem a si ou a terceiros, pelo abuso do poder econômico ou político e os políticos que renunciarem a seus mandatos.
“A finalidade da Lei de Ficha Limpa não é punir, mas prevenir a moralidade e a probidade administrativa. A inelegibilidade é um requisito para o exercício do mandato.”, ressaltou Reis. O especialista falou também do papel da Justiça Eleitoral em relação às questões da Ficha Limpa neste pleito eleitoral. “A função da Justiça Eleitoral é julgar e não punir. Quando o juiz eleitoral julga, ele não condena [o candidato]. Ele condena a perda do diploma. O juiz está, apenas, declarando o que diz a lei.” Para Márlon Reis, essa será a eleição mais transparente da história do Brasil.
Ações judiciais eleitorais
Pela tarde, o advogado criminalista e eleitoralista Ludgero Liberato trouxe as principais alterações que impactaram o procedimento de ajuizamento de ações judiciais eleitorais com a entrada em vigor do novo Código de Processo Civil (CPC). Ele lembrou que com o artigo 15 do atual CPC, na ausência de dispositivos da legislação eleitoral, o código civil deve ser aplicado de forma subsidiária (quando a lei eleitoral não disciplina determinado caso processual) e supletiva (quando, apesar da lei processual eleitoral disciplinar o instituto processual, ela não for completa). Tal aplicação vale também para os casos trabalhistas ou administrativos.
Na palestra, Ludgero, que é mestre em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo e professor universitário, explanou também sobre a questão probatória no processo eleitoral, lembrando que a prova testemunhal, se for exclusiva, não poderá ser aceita nos processos que levem à perda do mandato. O professor falou ainda de outros aspectos importantes presentes no âmbito das ações no âmbito da Justiça Eleitoral.
O evento, que trouxe os principais temas relacionados às eleições deste ano, começou nessa quinta-feira (7/7) e encerrou hoje com a palestra de Ludgero.
Matéria: Tainara Figueiredo e Sidnei Matos – Ascom TRE-BA

DISPUTA PELA ÁGUA PODE VIRAR GUERRA CIVIL, DIZ ESPECIALISTA




O professor Altair Sales Barbosa tem sido a mais persistente voz em defesa do Cerrado, por ser reconhecido como uma das maiores autoridades científicas no estudo do Cerrado, na  verdade, ele tem sido persistente voz em defesa dos direitos  de quem tem direito.
 Em entrevista ao Jornal Opção, do Tocantins, Sales denuncia que a disputa por água no Oeste da Bahia entre população local e multinacionais do agronegócio poderá gerar situação de guerra civil.
O especialista alerta, ainda, sobre a irreversibilidade da destruição do Cerrado e as graves consequências que isso já está gerando. Uma delas é a aguda redução dos mananciais e reservatórios de água.
Nós, aqui do blog Cafe com Leite, temos a seguinte opinião nessa onda de brigas por espaço e água. Na verdade o que acontece é que mais cedo ou mais tarde todos vão ficar sem água, independente de “trançar na porrada ou não” como se diz por aí, Entre população local e as multinacionais que vem lá não não se sabe de onde, muitas vezes nem empregos geram, mas sim, transtornos para um povo pacato que vive numa região pacata, onde plantam e colhem os seus alimentos, com muita dificuldade, mas colhem, e que terminam viajando na maionese de que a chegada de determinada empresa vai ser uma coisa boa para a cidadezinha e para o povo. Aí está o mero engano! O mal  está na mania de grandeza de todos. É preciso saber que para se construir algo sempre tem que destruir outro algo, Só que o segundo algo, muitas vezes, é mil vezes mais valioso que o primeiro, mas o mundo moderno tenta provar ao contrário. Vamos em frente no cerrado com os moradores nativos e os gigantes chegantes e veremos que não vai sobrar nada pra ninguém.
ZDA